Máximas

Máximas que nos ajudam...tiradas daqui.

" Quis sintetizar o que seriam as principais e mais incisivas orientações que os novos programas trazem. Fi-lo a pensar, sobretudo, nos nossos colegas que não estão a beneficiar desta interacção. Apresentam a forma dum conjunto de máximas dirigidas ao professor. A sua discussão pode levar a concretizar como devemos organizar o trabalho nas aulas de Português.
Aqui vão elas no corpo da mensagem:

Prepare as suas aulas baseadas em competências e não em conteúdos, nem em textos ou tipos de texto.
Seleccione os conteúdos necessários para o desempenho de competências.
Elabore sequências de actividades em que cada uma se dedica a uma competência, embora possa utilmente incluir actividades e conteúdos relativos a outras.
Faça com que conceitos e definições se concretizem em acções e não se limitem a ser enunciados e memorizados.
Dê atenção aos conteúdos não declarativos que devem ser transformados em actividades no desempenho de competências.
Crie actividades que permitam aos alunos confrontar a sua gramática com a norma do português padrão, conhecer os paradigmas essenciais, reconhecer outras variedades linguísticas do português e aperfeiçoar-se linguisticamente, tanto em termos de léxico como de extensão e complexidade dos seus enunciados.
Seleccione material linguístico para a aula de conhecimento explícito que permita ao aluno realizar transformações e operações de comparação e contraste que o conduzam a dar-se conta das regularidades da sua língua.
Prepare sequências de actividades de compreensão oral que envolvam cada vez mais os seguintes itens:
· a atenção,
· a escuta activa,
· o registo sistemático de informações,
· a distinção entre o essencial e o acessório,
· a distinção entre o implícito e o explícito,
· o facto e a opinião,
· a análise e a crítica dos argumentos, das estratégias, das intenções manifestas e/ou ocultas do locutor,
· a compreensão de diferentes géneros de discurso de extensão e complexidade crescentes.
Prepare actividades de expressão oral que incluam
· a clareza, a articulação e a fonação eficiente,
· a disciplina no uso da palavra,
· as regras da situação de interacção oral,
· a pertinência e a adequação à situação discursiva,
· a narração de histórias, acontecimentos e situações vividas ou imaginárias,
· a descrição e a exposição de objectos e trabalhos.
· o desenvolvimento do vocabulário e a correcção gramatical do português padrão em comunicações progressivamente mais complexas,
· a utilização da argumentação e de estratégias discursivas adequadas às suas intenções,
· os diferentes géneros de discurso, de extensão, complexidade e grau de formalidade crescentes.
Programe actividades de leitura significativas, com diferentes finalidades, de textos de diversos géneros, em que se torne o leitor cada vez mais autónomo, cada vez mais capaz de fazer as inferências necessárias, a apreender os textos na sua globalidade, a utilizar a leitura com diferentes fins, a ler de diferentes modos tendo em atenção o tipo de texto e a situação que requer a sua leitura.
Tenha em atenção a qualidade dos textos que selecciona e respeite a herança cultural que dá relevo a certos textos em detrimento de outros.
Realize actividades de escrita em que o jovem progride na qualidade e extensão das suas produções e melhora na ortografia, na pontuação, na coerência e coesão textual, no domínio do género e na adequação à situação comunicativa em que o texto se inscreve.
Nas aulas de escrita, enfatize a necessidade de planear o texto, realizá-lo por escrito e revê-lo antes de o publicar."

Este texto foi elaborado pelo meu formador. Digam lá se estas máximas não estão o máximo?

Tão verdade III



Pronto. Eu sei. Há quem aprenda a ler sozinho:)

A propósito do novo programa

Na minha ( humilde) opinião, a grande vantagem deste novo programa é que articula devidamente os três ciclos de ensino e, nos tempos que correm, com as escolas devidamente agrupadas, tal facto justifica-se ( impõe-se?) plenamente. Para além disso, esta organização permite perceber qual o caminho já percorrido e aquele que ainda terá de ser trabalhado/ alcançado.
Outra das vantagens em relação ao programa de 91 é que este novo programa permite/ defende a articulação das diferentes competências, propondo ao professor / aluno uma aula em que estas são trabalhadas conjuntamente sem repartir os conteúdos em compartimentos estanques ( Por exemplo:"Hoje, vou dar o verbo e os alunos fazem uma fichas sobre os tempos verbais...").
O meu maior receio prende-se com o conhecimento explícito da língua...parece-me  que o programa é demasiado ambicioso no que concerne a alguns conteúdos, como por exemplo, nos ditongos ( distinção entre ditongo crescente e decrescente), conjunções  e nos processos sintácticos de articulação entre frases ( coordenação e subordinação). Face à crescente imaturidade e dificuldade com que os nossos alunos se apresentam, receio que a maioria das escolas  não consiga, no futuro, cumprir integralmente este novo programa de Português. Por outro lado, a própria nomenclatura a utilizar ( TLEBS) parece ser demasiado " sofisticada" para a faixa etária 10/ 11 anos. Será?


Gente feliz com lágrimas

Roubei o título ao escritor João de Melo, mas a verdade é que gosto de lágrimas de alegria, lágrima de emoção, lágrimas de surpresas boas. 
Gosto da sensação de estar emocionada e deixar as lágrimas correr, e gosto mais ainda de pessoas que não têm medo de lágrimas, que mostram o que sentem, que deixam o brilho de lágrimas felizes brotar nos olhos...
Tudo isto a propósito deste vídeo em que Saramago deixa que se apercebam da emoção que sentiu ao ver o filme " Blindness", baseado na sua obra " Ensaio sobre a cegueira". Emocionei-me ao ver Saramago assim, tão sereno, emocionado e feliz ...com lágrimas! 

Tu para aqui, tu para ali...





Foi nos pedido para seleccionarmos uma actividade do Guia de Implementação do Programa-Conhecimento Explícito e eu resolvi seleccionar esta.
 a verdade é que os meus alunos do 5º ano, habituados a tratar a professora do 1º ciclo por tu, têm tido dificuldades em aplicar um registo mais formal quando se dirigem aos professores e demais adultos. Assim, visto que o assunto já tinha sido abordado diversas vezes na aula, mas com carácter mais informal, considerei que o desenvolvimento desta actividade era muito oportuno para que os alunos ganhassem uma melhor percepção do uso que fazem da língua, adequando-o a diferentes situações
Quanto  à duração prevista para a actividade, utilizei apenas um bloco de 90 minutos, não tendo sido necessários os 45 minutos extra que eram sugeridos no guião.




Uma trisavó de espada à cinta



Após termos analisado o Guia de Implementação do Programa- Leitura, fomos desafiadas pelo nosso formador a elaborar um guião para uma obra de leitura integral. Após termos discutido alguns livros, optámos por seleccionar o conto " Trisavó" de espada à cinta" de Alice Vieira. Para quem o quiser levar, aplicar, modificar, ele aqui está.

Documentos preparatórios

Para quem me visita pela primeira vez, para quem tem vontade de saber mais...os documentos preparatórios para a revisão dos programas de Língua Portuguesa no ensino básico estão disponíveis aqui.