Ficha de trabalho- CEL



Como nos dirigimos a quem não tratamos por tu?

Observa a seguinte frase:
Quando é que tu fazes anos?

Qual é o sujeito desta frase? ________________________

A quais dos seguintes destinatários dirigirias a pergunta:
Um amigo da escola ¨
Um professor ¨
Um irmão teu ¨
Um escritor que entrevistas no CRE ¨
Um adulto que entrevistas na rua para
Um trabalho de área de projecto ¨

Recorda: usas com as pessoas da tua idade (ou de idade próxima da tua) um REGISTO FORMAL ou INFORMAL? _________________
Deves usar o pronome tu no registo informal? __________


. É muito frequente vermos textos escritos no computador com formas diferentes das que nos habituamos a ver quando as palavras estão escritas em papel.
Observa o seguinte texto tirado produzido num fórum on-line de uma turma de 5º ano por um aluno chamado Alfredo:

Oi!!!!!!!!!!!!!!!! kd é k akontece algm koisa neste forum???? O ppl tá td a dormir ô k? ACORDEM!!! A setôra disse pa participar e NINGUÉM diz nada. ESCREVAM! LOL LOL!!!


No mesmo fórum, a professora da turma tinha colocado a seguinte nota:

Atenção! As regras de participação no fórum são as mesmas que seguimos nas aulas. Vamos adoptar um registo formal, preparando as nossas intervenções cuidadamente.


Atenção! As regras de participação no fórum são as mesmas que seguimos nas aulas. Vamos adoptar um registo formal, preparando as nossas intervenções cuidadamente

1. A intervenção do Alfredo seguiu as recomendações da Professora? _________

2. A intervenção do Alfredo aproxima-se de um registo formal ou informal? _______



3. Em pares, façam uma lista de todos os aspectos que permitem identificar a participação do Alfredo como informal:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

É possível identificar um registo como mais ou menos formal de acordo com diferentes pistas:
PISTAS DE VOCABULÁRIO: a escolha das palavras (por exemplo, se, a falar, eu usar uma palavra como “parvinho”, estou certamente a utilizar um registo informal).
PISTAS DE CORTESIA: a forma como interajo com aqueles a quem me dirijo (num registo formal, tenho cuidado com o tom de voz, com expressões que utilizo, com a delicadeza das palavras; se não houver cortesia, sei que não estou perante um registo formal).
PISTAS DE ORTOGRAFIA, PONTUAÇÃO e ORGANIZAÇÂO: a forma e o cuidado como disponho os elementos num texto revela a formalidade do texto (por exemplo, um trabalho muito bem apresentado ou uma carta com as partes muito bem arrumadas é um texto formal, enquanto uma lista com as coisas que vamos comprar cheia de gatafunhos ou riscos é um texto informal).

4. Distribui os aspectos que listaste em 3, pela tabela seguinte, de acordo com o tipo de pista:

Vocabulário
( recolha de palavras)
Cortesia
( delicadeza)
Ortografia, pontuação e organização
(erros e disposição dos elementos no texto


























5. Reescreve a intervenção do Alfredo, respeitando:

a) Uma escolha de vocabulário adequada ao registo formal.

b) Uma delicadeza e cortesia adequada ao registo formal.

c) Uma organização e cumprimento de regras adequados ao registo formal.




___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











 
 



































Conclusões:
ü Os textos escritos na Internet também obedecem a regras formais. Também podem ser escritos num REGISTO FORMAL.
ü Quando revemos um texto, para o tornar mais formal, devemos ter atenção a:
- Escolha do vocabulário adequado;
- Cumprimento de regras de cortesia e delicadeza;
- Cumprimento de regras de ortografia, pontuação e organização do texto.