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GIP de leitura Trabalho realizado no âmbito da Formação – Novos Programas de Português 25 de Março de 2010 Maria Blandina Martins – Isabel Figueiredo- Sofia Francisco Formador: Luís Ramos |
FEm grupo, discuta os seguintes itens, de acordo com os textos referidos do GIP de leitura:
- Estratégias e modos de orientar a leitura a fim de melhorar os desempenhos dos alunos enquanto leitores tendo em conta as características referidas na p. 15.
Antes de iniciar a leitura
- Explicitar o objectivo da leitura do texto.
- Activar o conhecimento anterior sobre o tema, em função do objectivo da leitura.
- Antecipar conteúdos com base no título e subtítulo, nas imagens, nos capítulos, no índice do livro, ... tendo em conta os contextos em que a leitura decorrerá e as intenções do leitor.
- Monitorizar as estratégias anteriores.
Estratégias a utilizar durante a leitura
- Fazer uma leitura selectiva ou global em função do objectivo definido.
- Criar imagens mentais sobre o que está a ser lido.
- Sintetizar à medida que se progride na leitura do texto.
- Descobrir o significado das palavras desconhecidas (associações de ideias, pistas fornecidas pelas palavras anteriores ou posteriores).
- Utilizar materiais de referência – dicionários, enciclopédias, ...
- Parafrasear partes do texto.
- Sublinhar e tomar notas durante a leitura.
Estratégias a utilizar depois da leitura
- Formular questões sobre o texto lido.
- Confrontar as previsões feitas com o conteúdo do texto.
- Discutir o texto com os colegas, fundamentando a sua perspectiva pessoal.
- Reler.
- Auto verificar a compreensão do texto (grelha/lista).
- Elabore um conjunto de orientações para a leitura literária na sala de aula com os seus alunos. Em contraponto, refira aspectos negativos ou vícios da leitura literária que urge ultrapassar ou evitar. - p. 22.
· Ler textos literários, tomando consciência do modo como os temas, as experiências e os valores são representados:
- Suscitar o interesse pela leitura da história;
- Desenvolver a compreensão global do texto;
- Aprofundar a compreensão da história;
- Desenvolver a interpretação;
- Confrontar diferentes interpretações;
- Usar o texto como uma base para a discussão, controvérsia e pensamento crítico, na sala de aula.
→Aspectos negativos:
ü Não envolver os alunos na leitura com objectivos práticos, como por exemplo para obter informação;
ü Não clarificar como a linguagem da literatura se desvia da linguagem comum;
ü Não ir ao encontro dos alunos ao seleccionar textos divergentes dos seus interesses e preocupações.
3-O que é um leitor literário competente? Deste conhecimento, dependem as actvidades de leitura que propomos aos nossos alunos. Veja os níveis propostos na p. 25 e elabore o perfil dum leitor literário mais competente do que o nível 3 e inversamente um que tem dificuldades de leitura literária.
NÍVEL 4
Os alunos lêem, compreendem e interpretam textos literários e confrontam diferentes interpretações de uma obra no nível social, psicológico e moral.
Estabelecem relações entre a experiência pessoal e textos de diferentes épocas e culturas, tomando consciência do modo como as ideias, as experiências e os valores são diferentemente representados e aprofundando a construção de referentes culturais.
Os livros adequados a estes alunos apresentam uma linguagem e estrutura complexas.
Lêem por iniciativa própria e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extensão e complexidade dos livros e outros materiais que seleccionam.
NÍVEL 1
Os alunos fazem uma leitura soletrada, não compreendendo nem interpretando o sentido global do texto. Não se motivam com livros sem imagens, com textos extensos e com letra pequena.
Apenas lêem quando são solicitados pelo professor.
São alunos com fraco aproveitamento nas disciplinas teóricas.
Maria Blandina Martins
Maria Isabel Figueiredo
Sofia Francisco