Anualização da expressão oral - uma proposta


Esta anualização é uma simples orientação, um delinear pessoal na planificação, consciente de que qualquer anualização deverá estar em conformidade com o estabelecido no Projecto Educativo do Agrupamento e nos Projectos Curriculares de Turma, não esquecendo a autonomia das escolas no tocante à gestão dos programas.

No que se refere aos descritores de desempenho (aquilo que o aluno deve ser capaz de fazer, após uma experiência de aprendizagem ), no 5º ano retirámos  "alíneas", que  serão concretizadas/atingidas apenas no 6º ano".

Tivemos em conta um hipotético estádio de desenvolvimento linguístico, cognitivo e emocional em que o comum aluno do 5º ano se encontra, bem como as etapas que antecederam esse momento, partindo do pressuposto que no final do 1º ciclo tinham sido alcançados os resultados esperados para este nível de ensino.

Nesta proposta de anualização tivemos presente o princípio da progressão e a consolidação das aprendizagens, apoiada em aprendizagens anteriores.

“Compete ao professor planificar, monitorizar e avaliar a curto, a médio e a longo prazo, de modo a conseguir dos seus alunos os resultados esperados no final do 2º ciclo.”

Trabalhámos com base em situações possíveis, sabendo que cada anualização deverá ser feita a nível mais geral e centrada, contando com os pareceres dos professores dos vários níveis de ensino do Agrupamento e, preferencialmente, no início de um ano lectivo, podendo ser reformulada quando necessário.

Resultados esperados:

- Relatar ocorrências, fazer descrições e exposições sobre assuntos do quotidiano, de interesse pessoal, social ou escolar, com algum grau de formalidade.

- Apresentar e defender opiniões, justificando com pormenores ou exemplos e terminando com uma conclusão adequada.
  
-Produzir discursos orais coerentes em português padrão, com vocabulário adequado e estruturas gramaticais de alguma complexidade.


Descritores de desempenho

Conteúdos
5º ano
6º ano
5º ano
6º ano

Falar para construir e expressar conhecimento

Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular.
Articulação, acento, entoação, pausa (DT B.1)
Articulação, pausa (DT B.1)
Usar com precisão um repertório de termos relevantes para o assunto que está a
ser tratado.

Destinador e destinatário (DT C1.1)

Competência discursiva
Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas gramaticais correntes.
.Produzir enunciados, controlando com segurança algumas estruturas gramaticais complexas.
Enunciação e Enunciado (DT. C1.1)
Coesão (DT C1.2)

Enunciação Enunciado (DT. C1.1)
Coesão (DT C1.2)

Respeitar princípios reguladores da actividade discursiva:

Frase interrogativa
- total
- parcial

Frase interrogativa
- total
- parcial

- na produção de enunciados de resposta ;
- na colocação de perguntas;
- na formulação de pedidos;

- na apresentação de factos e opiniões;
- na justificação de pontos de vista.

Princípios de pertinência e cooperação (DT. C1.1.1)
Coerência (DT C1.2)
Princípios de pertinência cooperação (DT. C1.1.1)
Coerência (DT C1.2)
• Produzir textos orais:



- captar e manter a atenção de diferentes audiências (8 );
- apoiar-se em recursos audiovisuais, informáticos ou outros;
- exprimir o(s) conhecimento(s), emitir opiniões.
- combinar com coerência uma sequência de enunciados;
- distinguir com clareza uma introdução e um fecho;
- construir uma argumentação através de um discurso convincente e com alguma complexidade.





 Texto oral
Sequência de enunciados (DT. C1.2)
Progressão temática
Recursos linguísticos e extralinguísticos
Deixis (pessoal, temporal, espacial)
Anáfora
Texto oral
Sequência de enunciados (DT. C1.2)
Progressão temática
Recursos linguísticos e extralinguísticos
Deixis (pessoal, temporal, espacial)
Anáfora
• Ler em público, em coro ou individualmente.



Descritores de desempenho

Conteúdos
5ºano
6ºano
5ºano
6ºano

Participar em situações de interacção oral

• Interagir com espontaneidade e à-vontade em situações informais de
comunicação:



- iniciar, manter e terminar conversas simples com diversos tipos de interlocutores;
- respeitar os princípios adequados às convenções que regulam a interacção verbal e não-verbal
Formas de tratamento
Locutor e Interlocutor
Diálogo (DT C1.1)

Comunicação e interacção discursivas (DT C1.1)
Registo de língua: formal e informal (DT C1.1)
Princípios de cooperação e cortesia (DT. C1.1.1)
Máximas conversacionais (DT. C1.1.1)

• Fornecer um contributo eficaz para o trabalho colectivo, na turma ou grupo, em situações mais formais:



- pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez;

- facilitar o entendimento entre os participantes;
- apresentar os seus pontos de vista e fundá-los em argumentos válidos;
- relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes; 
- sintetizar o essencial

Actos de fala
Tipologia textual: texto conversacional (DT. C1.2)
Actos de fala


Observando o princípio da progressão e tendo em conta o trabalho desenvolvido no 1º ciclo, as aprendizagens proporcionadas no 5º ano deverão conduzir a uma expressão coerente e adequada nos géneros formais e informais do oral, caracterizando-se por um vocabulário preciso e diversificado e por uma progressiva complexidade sintáctica no 6ºano.