Guião de leitura - " Trisavó de espada à cinta" de Alice Vieira

Formação – Implementação dos Novos Programas de Português


Maria Blandina Martins
Isabel Figueiredo
Sofia Francisco
Formador: Luís Ramos

 2010

GUIÃO DE LEITURA ORIENTADA PARA A OBRA “TRISAVÓ DE PISTOLA À CINTA”,DE ALICE VIEIRA


Apresentação da sequência:

   Pretende-se que os alunos: compreendam e interpretem uma história incluída no PNL; aprendam a dar a sua opinião acerca do que lêem; localizem informação explícita; mobilizem conhecimentos de História; efectuem trabalho de pesquisa de informação com base na internet; apresentem à turma os resultados do seu trabalho e produzam textos escritos.

Descritores de Desempenho:

·         Antecipar o assunto da história, mobilizando conhecimentos anteriores.
·         Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de actividades ou tarefas.
·         Fazer a leitura integral da história.
·         Localizar a informação a partir de palavra ou expressão chave e avaliar a sua pertinência.
·         Fazer uma leitura que possibilite :
*confirmar hipóteses previstas;
*identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido das palavras e expressões;
*explicitar o sentido global do texto;
·         Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos.
·         Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura da história, confrontando-os com as previsões feitas.
·         Redigir com correcção enunciados para responder a diferentes propostas de trabalho.


A – Pré-leitura: Antecipar o assunto do texto
O professor apresenta aos alunos a obra “Trisavó de pistola à cinta” de Alice Vieira, explicitando o objectivo da leitura: conhecer uma obra de uma escritora portuguesa e, simultaneamente, aprender a interpretar e a apreciar um texto literário, recorrendo a estratégias variadas.

Estratégias:
- Divisão da turma em grupos para realização de trabalho de pesquisa na Biblioteca. Recolha de informações sobre:
* a vila de Avelar de Cima - grupo 1;
* as invasões napoleónicas (francesas) – grupo 2;
* Alice Vieira (dados biográficos e bibliográficos) – grupo 3;
* origem e significado do nome próprio Benedita – grupo 4.

- Breve apresentação das conclusões à turma.

- Contacto com a obra – observação da capa e contracapa e preenchimento de um quadro

Conhecimentos prévios:
Os alunos deverão ser capazes de antecipar o assunto da história; recorrer às novas tecnologias para pesquisar informação; recorrer a diferentes estratégias de leitura; conhecer os conceitos de personagens, tempo e acção; produzir textos orais apoiando-se em recursos informáticos ou outros.
Tempo previsto:
Pré-leitura: 90m + 45m
Leitura: 90m + 90m + 90m
Pós-leitura: 90m + 45m/90m (dependendo das actividades seleccionadas)


Primeiro contacto com a obra:

   F Observa a capa e a contracapa do livro e preenche o quadro seguinte:

Título da obra


Autora

Editora

Edição


Nota: o preenchimento deste quadro funcionará como monitorização das estratégias anteriores.
FPREVÊ:
Tendo em conta a apresentação das pesquisas efectuadas pelos diferentes grupos e a ilustração da capa, diz qual te parece ser o assunto da história.
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B – Leitura : Compreender o sentido da história

1. Questionário
1.1 O questionário é entregue antecipadamente aos alunos para responderem, por escrito, em casa quando fizerem a(s) primeira(s) leitura(s) da história, treinando assim  a leitura para avaliação (auto e hetero-avaliação).
Os alunos já estão familiarizados com a ficha de avaliação de leitura e compararão os resultados da leitura com a dos períodos anteriores, referenciando melhorias ou retrocessos nesta competência.
A correcção do questionário é feita na sala após a leitura e exploração de cada capítulo.

Tipos de leitura: leitura silenciosa e leitura em voz alta.


Questionário
Capítulo 1
  1. Indica o século em que viveu a trisavó Benedita.
  2. Refere a razão que levou a antepassada a “meter duas pistolas à cinta”.
  3. Explica a razão da narradora se chamar Benedita.
  4. Nomeia o local onde viveu a trisavó.

Capítulo 2
  1. Indica o tipo de narrador presente na história. Justifica.
  2. Refere o sentimento que invadiu o pai quando visitou Avelar de Cima.
  3. “O meu pai não disse nada, mas a gente bem viu como ele vinha cabisbaixo e desanimado”. Substitui a palavra sublinhada por um sinónimo.
  4.   Comenta a frase: Avelar de Cima era uma terra linda de morrer.

Capítulo 3
  1. Indica as personagens da história.
  2. Refere como o tio Gonçalo ocupava os seus tempos livres.
  3. Nomeia os locais visitados pelo tio Gonçalo para recolha de informações para o seu trabalho de pesquisa.
  4. Explica o que é uma árvore genealógica.

Capítulo 4
  1. Descreve a reacção do tio Gonçalo quando visitou Avelar de Cima.
  2. O presidente da Junta de Freguesia e o tio Gonçalo têm a mesma opinião quanto à chegada da trisavó Benedita àquela terra? Justifica.
  3. O tio Gonçalo tenta recolher outras informações noutro local. Indica-o.
  4. Explica a razão do padre estar de mau humor.

Nota: O professor deve explicar a importância dos livros/registos paroquiais para obtenção de informação relativa aos nossos antepassados de há, pelo menos, um século visto os Arquivos Distritais ainda não possuírem informação informatizada dos últimos cem anos. Através desses registos paroquiais consegue-se fazer a árvore genealógica. Eles incluem informações sobre nascimentos, casamentos, falecimentos e outras.

Capítulo 5
  1. Depois de algumas buscas, o tio Gonçalo fez uma descoberta. Diz qual foi.
  2. Refere a origem do nome da vila Avelar.
  3. O padre continuou a história da terra e deu a conhecer outros aspectos importantes sobre a senhora Benedita do Avelar. Diz em que época ela viveu e o que fazia.
  4. O tio Gonçalo ficou chocado e preocupado com a revelação do padre. Explica porquê.

Capítulo 6
  1. Diz qual foi a opinião da mãe, depois do tio Gonçalo ter contado toda a verdade sobre a trisavó.
  2. A verdade não pode ser contada à avó nem à bisavó. Explica.
  3. Diz se concordas com a previsão do Diogo sobre a existência de “uma maquineta para fazer isso pelas pessoas”.
  4. Retira do texto uma expressão que comprove que o Diogo ficou indiferente à revelação feita pelo tio Gonçalo.

Capítulo 7
  1. Dá a tua opinião sobre a possibilidade da avó visitar Avelar de Cima.
  2. Refere as reacções do pai e do tio Gonçalo após descobrirem a verdade sobre a trisavó.
  3. A trisavó... estava definitivamente morta.” Explica a razão.
  4. “A herança das Beneditas terminara em mim”. Diz como vai a narradora conseguir isso.

CAuto-verificar a compreensão da história
À medida que se corrige o questionário é auto-verificada a compreensão da história.

C – Pós-leitura

¤ Confrontar as previsões feitas com o conteúdo da história.
Os alunos irão reler as previsões efectuadas aquando do primeiro contacto com a obra e confrontá-las com o que realmente acontece na história, opinando sobre a justeza da atribuição do nome Benedita à trisavó, tendo em conta o seu significado.




¤ Aplicação do teste de compreensão global da história

Ficha de compreensão global
“Trisavó de pistola à cinta” de Alice Vieira

Em cada grupo, assinala com uma cruz a resposta correcta.
1.
A
Benedita era o nome de uma antepassada do pai.


B
Benedita era o nome de uma antepassada da mãe.


C
Benedita era um nome inexistente na família.


2.
A
A trisavó viveu em Avelar.


B
A trisavó viveu em Alvaiázere.


C
A trisavó viveu em Ansião.


3.
A
Para a narradora Avelar era uma vila bonita.


B
Para a narradora Avelar era uma terra com muita actividade.


C
Para a narradora Avelar era uma pobreza de terra.



4.
A
O tio Gonçalo ocupava os seus tempos livres a plantar árvores.


B
O tio Gonçalo ocupava os seus tempos a tratar dos animais.


C
O tio Gonçalo ocupava os seus tempos livres a fazer pesquisas sobre a família.


5.
A
O tio Gonçalo deslocou-se a Avelar para recolher informações no local.


B
O tio Gonçalo deslocou-se a Avelar para passar férias.


C
O tio Gonçalo deslocou-se a Avelar para visitar o museu.


6.
A
O presidente da Junta de Freguesia forneceu informações importantes sobre a trisavó.


B
O presidente da Junta de Freguesia desconhecia a história da trisavó.


C
O presidente da Junta de Freguesia achou o tio um pouco esquisito.


7.
A
No esclarecimento da verdade o padre recusou-se a dar informações.


B
No esclarecimento da verdade o padre foi de pouca ajuda.


C
No esclarecimento da verdade o padre foi de grande ajuda.


8.
A
Benedita do Avelar vivera no século XIX.


B
Benedita do Avelar vivera no século XIV.


C
Benedita do Avelar vivera no século XVII.


9.
A
Benedita do Avelar tinha sido uma patriota portuguesa.


B
Benedita do Avelar tinha sido uma informadora dos espanhóis.


C
Benedita do Avelar tinha sido uma mulher bondosa.


10.
A
A herança das Beneditas iria manter-se.


B
A herança das Beneditas iria terminar.


C
A herança das Beneditas era uma incerteza.



¤ Imagina um final alternativo à história.

¤ Exercícios interactivos ( elaborados em  hotpotatoes )