As (boas práticas) da minha escola


No final do ano lectivo anterior todos os professores de Língua Portuguesa do 2ºciclo da minha escola reuniram  para preparação do ano lectivo 2009/ 2010. Por solicitação do Director da nossa escola tínhamos que escolher alguém que fizesse formação no âmbito do Novos Programas de Português. Coube-me a mim essa tarefa…apesar de sempre me ter sentido mais ligada ao ensino do Inglês.  Ficou assim estipulado que iria ser eu ar Coordenadora do Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa no ano lectivo 2009/2010 ( o que faço pela primeira vez) e que iria usufruir de três tempos semanais.
Durante este ano lectivo temos reunido, sempre que tal é possível, de quinze em quinze dias. Todos os professores de LPO têm a segunda-feira livre a partir das 15:15, mas não beneficiam de nenhum tempo semanal para estas reuniões. As reuniões têm duração de uma hora e nelas participam  os sete professores LPO do 2º ciclo e ainda a Professora  Bibliotecária e a Coordenadora do Departamento de Línguas.  Os assuntos tratados estão relacionados com o conhecimento mais aprofundado do Novo Programa, com exercícios de anualização das competências a trabalhar e com a partilha de experiências decorrentes da aplicação de algumas actividades do GIP- Conhecimento Explícito. Por vezes debatem-se assuntos relacionados com o Dicionário Terminológico e esclarecem-se dúvidas.
Sempre que oportuno, ou quando não houve oportunidade de fazer a reunião quinzenal,  há um ponto prévio na Ordem de Trabalhos da Reunião de Grupo Disciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário