Hoje é o dia

Hoje é o dia.
Termina hoje o prazo de entrega do meu portefólio, propósito para o qual criei este blogue. Já elaborei a minha reflexão crítica, mas ainda não enviei. O prazo termina  dia 8 de Julho e eu, como boa portuguesa vou enviar às 23:55! Não, agora a sério...é que há sempre coisas para ler, reler, corrigir, emendar e vou aproveitar o dia de hoje para o fazer.
A verdade é que gostava de ter dedicado mais tempo a este blogue, mas as aulas, as muitas actividades em que me envolvo na minha escola, deixavam-me muitas vezes sem vontade de escrever sobre as mudanças que irão ocorrer com o Novo Programa de Português. Contudo, não quer dizer que não pensasse nelas:)
Esta formação que frequentei como " voluntária porque tem mesmo de ser" serviu para esclarecer muitas dúvidas, para me pôr a reflectir sobre o ensino do português, para me fazer entender que já não é só uma questão de ensinar a língua materna, é ensinar sim a língua portuguesa.
Já dizia Camões que " todo o mundo é composto de mudança" e sabemos que as mudanças não são fáceis, mas são necessárias. O antigo programa vai fazer vinte anos e em duas décadas o mundo e as formas de comunicar sofreram alterações muito significativas. Como podemos nós, professores de Português, continuar a ensinar escrever um telegrama, se agora o meio privilegiado  é o correio electrónico? Como podemos nós ensinar uma língua " esquecendo" as competências que o Currículo Nacional do Ensino Básico tão bem define?
Na minha opinião, esta formação contribuiu para me tornar mais conhecedora, para me motivar a querer saber mais sobre o ensino do Português, para me alertar que devo utilizar mais obras de leitura integral na minha prática lectiva diária, para me relembrar que o manual não deve ser a âncora das minhas aulas...
Se me senti muitas vezes com vontade de desistir da acção? Sim. Se a distância onde se realizou era demasiado longe? Verdade. Mas valeu a pena e, como estamos num blogue de português, já se sabe o que vem a seguir...porque "tudo vale a pena se a alma não é pequena". Fernando Pessoa já o escrevia!


Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir