A propósito do novo programa

Na minha ( humilde) opinião, a grande vantagem deste novo programa é que articula devidamente os três ciclos de ensino e, nos tempos que correm, com as escolas devidamente agrupadas, tal facto justifica-se ( impõe-se?) plenamente. Para além disso, esta organização permite perceber qual o caminho já percorrido e aquele que ainda terá de ser trabalhado/ alcançado.
Outra das vantagens em relação ao programa de 91 é que este novo programa permite/ defende a articulação das diferentes competências, propondo ao professor / aluno uma aula em que estas são trabalhadas conjuntamente sem repartir os conteúdos em compartimentos estanques ( Por exemplo:"Hoje, vou dar o verbo e os alunos fazem uma fichas sobre os tempos verbais...").
O meu maior receio prende-se com o conhecimento explícito da língua...parece-me  que o programa é demasiado ambicioso no que concerne a alguns conteúdos, como por exemplo, nos ditongos ( distinção entre ditongo crescente e decrescente), conjunções  e nos processos sintácticos de articulação entre frases ( coordenação e subordinação). Face à crescente imaturidade e dificuldade com que os nossos alunos se apresentam, receio que a maioria das escolas  não consiga, no futuro, cumprir integralmente este novo programa de Português. Por outro lado, a própria nomenclatura a utilizar ( TLEBS) parece ser demasiado " sofisticada" para a faixa etária 10/ 11 anos. Será?


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