Máximas

Máximas que nos ajudam...tiradas daqui.

" Quis sintetizar o que seriam as principais e mais incisivas orientações que os novos programas trazem. Fi-lo a pensar, sobretudo, nos nossos colegas que não estão a beneficiar desta interacção. Apresentam a forma dum conjunto de máximas dirigidas ao professor. A sua discussão pode levar a concretizar como devemos organizar o trabalho nas aulas de Português.
Aqui vão elas no corpo da mensagem:

Prepare as suas aulas baseadas em competências e não em conteúdos, nem em textos ou tipos de texto.
Seleccione os conteúdos necessários para o desempenho de competências.
Elabore sequências de actividades em que cada uma se dedica a uma competência, embora possa utilmente incluir actividades e conteúdos relativos a outras.
Faça com que conceitos e definições se concretizem em acções e não se limitem a ser enunciados e memorizados.
Dê atenção aos conteúdos não declarativos que devem ser transformados em actividades no desempenho de competências.
Crie actividades que permitam aos alunos confrontar a sua gramática com a norma do português padrão, conhecer os paradigmas essenciais, reconhecer outras variedades linguísticas do português e aperfeiçoar-se linguisticamente, tanto em termos de léxico como de extensão e complexidade dos seus enunciados.
Seleccione material linguístico para a aula de conhecimento explícito que permita ao aluno realizar transformações e operações de comparação e contraste que o conduzam a dar-se conta das regularidades da sua língua.
Prepare sequências de actividades de compreensão oral que envolvam cada vez mais os seguintes itens:
· a atenção,
· a escuta activa,
· o registo sistemático de informações,
· a distinção entre o essencial e o acessório,
· a distinção entre o implícito e o explícito,
· o facto e a opinião,
· a análise e a crítica dos argumentos, das estratégias, das intenções manifestas e/ou ocultas do locutor,
· a compreensão de diferentes géneros de discurso de extensão e complexidade crescentes.
Prepare actividades de expressão oral que incluam
· a clareza, a articulação e a fonação eficiente,
· a disciplina no uso da palavra,
· as regras da situação de interacção oral,
· a pertinência e a adequação à situação discursiva,
· a narração de histórias, acontecimentos e situações vividas ou imaginárias,
· a descrição e a exposição de objectos e trabalhos.
· o desenvolvimento do vocabulário e a correcção gramatical do português padrão em comunicações progressivamente mais complexas,
· a utilização da argumentação e de estratégias discursivas adequadas às suas intenções,
· os diferentes géneros de discurso, de extensão, complexidade e grau de formalidade crescentes.
Programe actividades de leitura significativas, com diferentes finalidades, de textos de diversos géneros, em que se torne o leitor cada vez mais autónomo, cada vez mais capaz de fazer as inferências necessárias, a apreender os textos na sua globalidade, a utilizar a leitura com diferentes fins, a ler de diferentes modos tendo em atenção o tipo de texto e a situação que requer a sua leitura.
Tenha em atenção a qualidade dos textos que selecciona e respeite a herança cultural que dá relevo a certos textos em detrimento de outros.
Realize actividades de escrita em que o jovem progride na qualidade e extensão das suas produções e melhora na ortografia, na pontuação, na coerência e coesão textual, no domínio do género e na adequação à situação comunicativa em que o texto se inscreve.
Nas aulas de escrita, enfatize a necessidade de planear o texto, realizá-lo por escrito e revê-lo antes de o publicar."

Este texto foi elaborado pelo meu formador. Digam lá se estas máximas não estão o máximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário