
Só um idiota pode ser verdadeiramente feliz.
Mario Vargas Llosa
· a atenção,· a escuta activa,· o registo sistemático de informações,· a distinção entre o essencial e o acessório,· a distinção entre o implícito e o explícito,· o facto e a opinião,· a análise e a crítica dos argumentos, das estratégias, das intenções manifestas e/ou ocultas do locutor,· a compreensão de diferentes géneros de discurso de extensão e complexidade crescentes.
· a clareza, a articulação e a fonação eficiente,· a disciplina no uso da palavra,· as regras da situação de interacção oral,· a pertinência e a adequação à situação discursiva,· a narração de histórias, acontecimentos e situações vividas ou imaginárias,· a descrição e a exposição de objectos e trabalhos.· o desenvolvimento do vocabulário e a correcção gramatical do português padrão em comunicações progressivamente mais complexas,· a utilização da argumentação e de estratégias discursivas adequadas às suas intenções,· os diferentes géneros de discurso, de extensão, complexidade e grau de formalidade crescentes.
Foi nos pedido para seleccionarmos uma actividade do Guia de Implementação do Programa-Conhecimento Explícito e eu resolvi seleccionar esta. a verdade é que os meus alunos do 5º ano, habituados a tratar a professora do 1º ciclo por tu, têm tido dificuldades em aplicar um registo mais formal quando se dirigem aos professores e demais adultos. Assim, visto que o assunto já tinha sido abordado diversas vezes na aula, mas com carácter mais informal, considerei que o desenvolvimento desta actividade era muito oportuno para que os alunos ganhassem uma melhor percepção do uso que fazem da língua, adequando-o a diferentes situações Quanto à duração prevista para a actividade, utilizei apenas um bloco de 90 minutos, não tendo sido necessários os 45 minutos extra que eram sugeridos no guião. |